

Sandra Maria
Se Estás “Sempre a Mil”, talvez precises de ler isto.
Espiritualidade Moderna
31 de jul. de 2025
Esta é uma mensagem para quem acha que parar é um luxo e o Verão pode ser o seu mestre espiritual.
Estou sempre a ouvir as mesmas frases: "Não tenho tempo." "Tenho mil coisas para fazer." "Agora não dá." E não me entendam mal, eu compreendo. Muitas pessoas vivem em urgência constante, com listas intermináveis para fazer e sentem que parar é um luxo ao qual não se podem permitir. Mas será isso viver ou antes sobreviver?
Viver em modo de sobrevivência tem as suas consequências, mas não é disso que venho falar.
Venho antes desafiar-te a pensar sobre se esse "não tenho tempo" for precisamente o sinal de que precisamos de parar? Não para fazer menos, mas para ser mais. Mais presentes. Mais conscientes. Mais vivos.
E é aqui que entra o verão como o teu mestre espiritual. Com os dias mais longos, o calor a pedir pausa, e as férias como convite à desaceleração, já não há desculpa: este é o momento perfeito para abrandar, respirar e simplesmente estar.
O verão, e as férias em particular, são um lembrete profundo da importância de estarmos presentes no agora.
A espiritualidade não se vive apenas nos retiros, nas práticas formais ou nos livros. Muito pelo contrário, quem me conhece sabe que defendo com unhas e dentes que a verdadeira espiritualidade está no “terreno”, nos desafios do dia-a-dia, na vida. Na forma como aplicamos a teoria na prática. Ela manifesta-se, sobretudo, na atenção plena ao momento presente e o verão e as férias oferecem-nos inúmeras oportunidades para isso.
Estar presente é sentir o agora sem distrações, saborear uma fruta, ouvir o mar, sentir o sol e o sal na pele. Não é só uma prática mental, é um caminho espiritual: simples, mas profundo.
O verão e as férias convidam-nos a abrandar, a desligar do ruído externo e a reconectar com o essencial. É nesse espaço que a nossa luz interior pode brilhar com mais clareza.
Algumas formas de cultivar a presença neste verão:
Caminha descalço/a e sente a areia / terra
Desliga o telemóvel por umas horas
Medita ao pôr do sol nem que seja só a contemplá-lo
Ouve os sons da natureza com atenção
Permite-te não fazer nada, só estar
Aproveita os momentos em família ou entre amigos e vive esses momentos em presença.
O verão é um mestre espiritual. Mostra-nos que o agora basta, e que o corpo, a natureza e o silêncio podem ser portais de presença. Vive esta estação como prática e deixa que ela te transforme.
Partilha este texto com quem “anda sempre a mil” e mostra-lhe a mestria do Verão.

blog
Conteúdos/Blog
Descobre um espaço dedicado ao conhecimento ancestral e às práticas transformadoras do Xamanismo. Aqui encontras conteúdos que inspiram a autodescoberta, conexão espiritual e equilíbrio energético.
Deixa-te guiar por este universo repleto de inspiração e descobre como o Xamanismo pode ser a chave para transformar a tua jornada de vida.