

Sandra Maria
Hoje quero partilhar contigo como funcionou comigo o Xamanismo
Xamanismo
23 de set. de 2025
Começo por dizer já que para mim foi, acima de tudo, uma jornada profunda de autoconhecimento e integração. Quando comecei a explorar a energia xamânica, não esperava encontrar uma visão tão real e profunda sobre mim mesma. Na verdade, não esperava grande coisa, tudo aconteceu de forma muito rápida e inesperada.
Mas digo-te assim já de repente qual foi o meu grande ensinamento. E o grande ensinamento foi perceber o que é verdadeiramente a espiritualidade (pelo menos para mim). E a verdadeira espiritualidade não está em separar matéria e espírito, corpo, mente e alma, mas sim em integrar tudo isso, nenhuma parte é mais importante que a outra, todas são inseparáveis. Essa compreensão mudou a forma como me vejo e como vivo. Soa bem na teoria e pode parecer muito simples, mas nem sempre as pessoas que dão os primeiros passos conseguem fazê-lo na prática. Aliás, arrisco a dizer que a grande maioria das pessoas que me procuram para terapia ou formações têm essa dificuldade de base.
Mas existem outros ensinamentos secundários também importantes. A prática do xamanismo ensinou-me também a materializar as minhas intenções. Descobri que quando alinhamos o pensamento, a energia e a ação, conseguimos criar uma realidade que antes parecia impossível. Não é magia, quando focamos na energia certa, coisas boas acontecem.
Outra lição poderosa foi entender que somos o melhor das nossas sombras. Trocado por miúdos, quanto mais dominamos e harmonizamos os nossos medos, inseguranças e dores, melhores nos tornamos na nossa "luz". A evolução acontece quando aceitamos, trabalhamos e integramos essas partes menos confortáveis de nós, não quando as ignoramos. De novo a integração como promotor da mudança.
Aprendi também que evoluímos através das relações com os outros. São as pessoas ao nosso redor que mais nos ensinam e refletem quem somos, mais do que nós mesmos em muitos momentos. Cada encontro, cada desafio, é uma oportunidade para crescer. Sei que parece cliché, mas é uma verdade incontornável.
Viver sem medo ganhou um significado real para mim com o xamanismo. Isso não quer dizer ausência de medo, o medo tem o seu papel e função, mas sim viver apesar dele, avançar com consciência e coragem.
Ser nós próprios e assumir as consequências das nossas escolhas foi outra grande lição. E surpreendentemente, percebi que são mais as consequências positivas do que as negativas quando nos mantemos fiéis à nossa essência.
Finalmente e para resumir o mais importante, aprendi a ver o sagrado e o divino nas coisas simples do dia a dia, nas rotinas, no estar e viver o momento presente. Essa conexão com o presente tornou a minha vida mais rica e cheia de sentido.
Não foi de um dia para o outro, nem foi fácil, e talvez eu nem saiba explicar exatamente como tudo aconteceu. Mas posso testemunhar que funcionou para mim. E porque não haveria de funcionar para ti?
Se estas palavras tocam-te ou se tens curiosidade sobre o xamanismo, partilha comigo a tua experiência ou faz perguntas. Estou aqui para ouvir e ajudar. Podes usar a área de contatos.
Afinal, a vida é para ser vivida em conexão, aprendizado e transformação.
.
blog
Conteúdos/Blog
Descobre um espaço dedicado ao conhecimento ancestral e às práticas transformadoras do Xamanismo. Aqui encontras conteúdos que inspiram a autodescoberta, conexão espiritual e equilíbrio energético.
Deixa-te guiar por este universo repleto de inspiração e descobre como o Xamanismo pode ser a chave para transformar a tua jornada de vida.